terça-feira, junho 15, 2010

Tio João


Recordo-me como se fosse hoje. Já na altura tinha o fascínio que ainda hoje tenho pelo Palácio da Pena. Dessa maneira, não foi de todo difícil ficar fixado na capa de um livro descoberto numa das minhas muitas deambulações por livrarias. A capa era, é, uma bonita ilustração da zona do convento na Pena com céu de um cinzento carregado como fundo. O Bando dos Quatro – Um Mistério em Sintra era o título. O autor? Um ilustre desconhecido para uma criança de sete anos: João Aguiar. Lá convenci a minha mãe a comprar-mo. Sem saber acabara de acrescentar o segundo grande pilar das minhas leituras infantis. A par da colecção Uma Aventura, O Bando dos Quatro preencheu o meu imaginário pueril. Mistérios, segredos, humor e História. Um maravilhoso mundo novo havia sido encontrado. Foi nas páginas destes livros que descobri a Madama Butterfly, de Puccini. Através destas histórias fora, aprendi valores como a amizade, a união, a confiança ou a lealdade. Foi esta colecção que me deu a conhecer uma das mais caricatas e inusitadas personagens que alguma vez li, que a 3 de Junho de 2010 morre em Lisboa vítima de cancro. Vamos ter saudades tuas Tio João.

1 comentário:

  1. Obrigado pelo magnífico texto sobre o João. Caso esteja interessado, no blogue - sesenhardasaudeefazcrescer.blogspot.com - tem textos inéditos do João.
    Um abraço
    Joaquim de Sousa

    ResponderEliminar